Home / Serviços / Usabilidade e Experiência do Usuário
Usabilidade e Experiência do Usuário
O que é Usabilidade?
Usabilidade é uma técnica que mede e analisa a experiência do usuário quando interage com seu web site ou aplicativo. Em geral, a usabilidade aponta a facilidade em que os usuários podem aprender e usar uma interface para conseguir chegar a um objetivo. É importante perceber que usabilidade não é uma propriedade singular de uma interface. Usabilidade é a combinação de fatores, que incluem:
Facilidade de aprendizagem - Um usuário que nunca viu a interface antes pode aprender a usá-la rapidamente e suficientemente bem para executar tarefas básicas?
Eficiência - Um usuário já adaptado ao uso da interface pode realizar diferentes tarefas rapidamente?
Memorabilidade - Um usuário que já usou o sistema há algum tempo pode se lembrar de como usá-lo de forma eficiente na próxima vez, ou terá que reiniciar o processo de aprendizagem?
Frequência de erros e severidade - Com que frequência o usuário obtém erros ao usar o sistema, qual a gravidade dos erros e quais alternativas o usuário tem ao lidar com os erros do sistema?
Satisfação Subjetiva - O quanto os usuários gostam de usar o sistema?
Por que usabilidade é importante?
Milhões de web sites oferecem informações, serviços e entretenimento. Mas muitos desses sites são difíceis de usar, não funcionam adequadamente ou não atraem nem fidelizam os usuários. Seguindo um processo de engenharia de usabilidade, a facilidade para execução das tarefas do site / aplicativo e a satisfação do usuário aumentarão significativamente. Um bom site é um site efetivo. A arquitetura, navegação, conteúdo e design devem ser feitos visando suprir as necessidades de todos os usuários, e identificar essas necessidades é o objetivo do serviço de usabilidade.
Quando devo incluir usabilidade em meu projeto?
Nunca é cedo demais para pensar em usabilidade. É melhor incluir no início do projeto, quando ainda é fácil fazer alterações para corrigir problemas no design, pois problemas encontrados após o término do ciclo de desenvolvimento consomem muito mais tempo para corrigi-los.
Como é o serviço de usabilidade da Mastop?
Nossas técnicas de avaliação de usabilidade servem para ajudar os responsáveis pelo projeto a observar e conhecer a perspectiva dos usuários no design. Nós o ajudaremos a identificar os problemas e os impactos das alterações, baseado nas ações e no feedback dos usuários. Em nosso laboratório, um número relativamente pequeno de usuários irá testar a interface, um participante de cada vez. Usando um protótipo (ou o sistema completo, dependendo do caso), os usuários serão submetidos à execução das mais diversas tarefas, enquanto verbalizam seus pensamentos a respeito da experiência. Observando os detalhes do processo, nossa equipe identificará os problemas que os usuários enfrentarão enquanto completam suas tarefas.
Nossos testes de usabilidade o ajudarão a:
Observar os detalhes da experiência dos usuários e identificar problemas.
Mostrar como os usuários interagem com a interface.
Substituir suposições sobre as necessidades dos usuários por informações confiáveis.
Prover uma base objetiva das necessidades e falhas do design.
Evitar futuro re-desenvolvimento e diminuir custos com suporte.
Aumentar a satisfação do usuário.
Aumentar suas vendas e conversões.
Aumentar o retorno do investimento em publicidade na internet.
Permitir a concepção do projeto adequada ao padrão real do comportamento do usuário e suas preferências.
Nossos especialistas podem oferecer diversos tipos de estudos, de acordo com o ciclo atual de desenvolvimento do seu projeto. Entre eles:
Estudo geral de usabilidade - Avaliação de todo o sistema do ponto de vista do usuário. A navegação, conteúdo, design, compatibilidade e acessibilidade serão testados.
Estudo Heurístico - Uma avaliação minuciosa à base de tarefas irá oferecer maior compreensão do foco do usuário no site.
Estudo comparativo - É feito um relatório contendo o resultado de estudos gerais de usabilidade nos principais concorrentes, ajudando a compreender o padrão de comportamento do público-alvo.
Análise de necessidades do usuário - Baseado no estudo geral de usabilidade, é feito um questionário sobre o que os usuários esperam encontrar no site e se conseguiram encontrar facilmente.
Estudo específico - É feita uma análise completa de um determinado recurso-chave, avaliando sua utilidade e sugerindo melhorias.
Análise de resultados - Após qualquer tipo de estudo, é feito um trabalho para analisar o impacto dos resultados nos usuários, avaliando o sucesso das alterações propostas.
No vídeo abaixo, vemos um exemplo do quanto a usabilidade é importante. Uma criança de 2 anos ensina a usar o iPhone, da Apple (empresa que tem na usabilidade e beleza seu ponto mais forte):